PUBLICIDADE

Vitória no interior do Paraná vai favorecer projeto do PT

Partido disputa segundo turno para Prefeituras das cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Maringá

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CURITIBA - O projeto petista de fazer com que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, seja a próxima governadora do Paraná pode ter um passo decisivo neste domingo, quando o PT disputa a prefeitura de mais três municípios: Ponta Grossa, Cascavel e Maringá, com chance de vitória, pois as pesquisas apontam equilíbrio nas disputas. Essas cidades totalizam 687.139 eleitores e deverão ter peso fundamental para os planos do partido no Estado.

 

PUBLICIDADE

Em Londrina, maior colégio eleitoral do interior (360.568 eleitores), a disputa está entre o PSD de Alexandre Kireeff e o PP representado por Marcelo Belinati. A cidade teve quatro prefeitos nos últimos quatro anos e a corrupção tem sido explorada pelos candidatos.

 

Na semana passada, trocaram acusações. Belinati é filho do ex-prefeito Antônio Belinati, cassado, mas, se esquecendo do próprio histórico familiar, acusou Kireff de ter seu irmão, Fernando, como integrante da gestão de Barbosa Neto (PDT), prefeito cassado que responde por ações de improbidade administrativa na Justiça.

 

Em Cascavel, a campanha virou caso de polícia. Edgard Bueno (PDT) é acusado pela coligação que apoia Professor Lemos (PT) de ser o responsável pelo grupo que tem agredido militantes petistas e de quebrar placas de propaganda. A Polícia Federal chegou a recolher milhares de panfletos apócrifos que criticavam Lemos. Além disso, pessoas ligadas a Bueno dispararam diversos tiros nas direções de simpatizantes de Lemos.

 

O deputado estadual Ênio Verri (PT) tenta, em Maringá, colocar fim ao domínio político das famílias Barros e Pupin. Carlos Roberto Pupin (PP) tem acusado o petista e militantes de apelarem para agressões. Na semana passada, foram apreendidos folhetos apócrifos que acusavam Pupin de estar com sua candidatura irregular, por ter assumido, como vice, a prefeitura por diversas vezes, o que poderia caracterizar um terceiro mandato. O TSE deferiu a candidatura.

 

O mesmo acontece em Ponta Grossa. Deputados estaduais, Péricles de Mello (PT) e Marcelo Rangel (PPS) estão empatados, segundo o Ibope. Isso gerou críticas de Rangel, que recebeu o apoio do governador Beto Richa (PSDB) no mesmo dia em que o ministro José Eduardo Cardozo (PT) visitou a cidade para apoiar Mello. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.