Vereador propõe dar título de cidadão paulistano a Lula

O vereador Alfredo Alves Cavalcante (PT), o Alfredinho, deu entrada hoje na Câmara Municipal de São Paulo com um projeto de decreto legislativo concedendo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de cidadão paulistano. O autor justifica a entrega da honraria com a atuação do ex-presidente nos seus oito anos de mandato. "Ele não só fez por São Paulo como fez pelo Brasil", disse o petista, que citou iniciativas como o Programa Bolsa Família e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "A juventude paulistana foi a que mais ocupou as universidades através do ProUni (Programa Universidade para Todos)", afirmou, referindo-se ao programa que concede bolsas de estudos em universidades particulares.

GUSTAVO URIBE, Agência Estado

13 de maio de 2011 | 19h32

O vereador disse que, quando foi líder sindical em São Bernardo do Campo, Lula, nascido em Pernambuco, também apoiou os metalúrgicos de São Paulo. "Ele era uma figura presente aqui, inclusive nas lutas salariais", alegou. O petista não acredita que o projeto encontre dificuldade para ser aprovado. "Na Câmara, não se costuma rejeitar título de cidadão", afirmou.

O petista lembrou que em 2010 foi aprovada sem dificuldade proposta que concedeu a honraria à presidente Dilma Rousseff. Na época, ela era candidata do PT à sucessão presidencial. A homenagem foi dada à petista, nascida em Belo Horizonte, por "serviços prestados" em favor da capital paulista na época em que foi ministra da Casa Civil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.