Vereador é denunciado por coação de eleitores no Rio

Ao lado de suposto líder do tráfico na Rocinha, político teria realizado reuniões com moradores

Solange Spigliatti, da Agência Estado,

01 de fevereiro de 2010 | 10h33

O vereador Luiz Claudio de Oliveira (PSDC), o Claudinho da Academia, e o suposto líder do tráfico na Rocinha, Antonio Francisco Bonfim Lopes, conhecido como Nem, foram denunciados na sexta-feira, 29, por coação de eleitores durante as eleições de 2008, segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Em uma reunião realizada com moradores e comerciantes locais, Nem teria determinado que os cerca de cem participantes votassem em Claudinho e divulgassem a respectiva candidatura.

De acordo com a denúncia, Claudinho da Academia "concorreu ativamente para a consecução do delito, pois se fez presente na mencionada reunião, escutando a intimidação feita pelo segundo denunciado, estando ciente de que este era o chefe do tráfico local, corroborando as ameaças, ao concordar ativamente com as mesmas, rindo e acenando com a cabeça afirmativamente ao escutar o ultimato proferido pelo segundo denunciado".

A promotora de Justiça Isabella Pena Lucas diz que a reunião, realizada em julho, foi presenciada por dois cabos do Corpo de Bombeiros, que revelaram o que viram à Polícia Federal (PF). Ao serem ouvidos por ela, eles confirmaram essa versão. A denúncia foi enviada ao juiz da 211ª Zona Eleitoral, de acordo com o MP.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.