Belivaldo (PSD) é reeleito governador de Sergipe; veja resultado das eleições

Belivaldo (PSD) é reeleito governador de Sergipe; veja resultado das eleições

Apenas em terceiro nas pesquisas do primeiro turno, Belivaldo conseguiu se reeleger com 64,73% dos votos válidos, depois de ganhar o primeiro turno com 40,84% dos votos

O Estado de S.Paulo

28 de outubro de 2018 | 17h39

O governador Belivaldo Chagas  (PSD) foi reeleito para o cargo com 64,72% dos votos válidos. O segundo colocado, Valadares Filho (PSB), conseguiu 35,28% dos votos. Essa foi a primeira vez, desde 2002 que as eleições para governador de Sergipe não iam para segundo turno. Na época, João Alves disputou e venceu o pleito para José Eduardo Dutra, já falecido.

Com 58 anos,  Belivaldo já tinha sido vice-governador  na chapa de Marcelo Déda, continuou com vice na chapa de Jackson Barreto, que deixou o cargo em abril para ser candidato a senador, mas perdeu.  Em 7 de abril, Belivaldo assumiu o Governo de Sergipe. A coligação de Belivaldo Chagas,  “Pra Sergipe avançar”, foi formada pelos partidos PP / MDB / DC / PC do B / PSD / PT / PHS.

As pesquisas eleitorais, no primeiro turno colocavam Belivaldo sempre no terceiro lugar, ficando atrás de Valadares Filho e Eduardo Amorim (PSDB). Mas com a proximidade das eleições, houve uma guinada e ele ficou à frente de Valadares Filho. 

Belivaldo Chagas chegou ao segundo turno depois de conquistar o primeiro lugar no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, com 40,84% dos votos válidos. Valadares Filho recebeu 21,49%dos votos válidos e chegou para o segundo turno depois de uma acirrada disputa com Eduardo Amorim, que terminou em terceiro, com 20,50%. 

Natural de Simão Dias, Belivaldo Chagas exerceu a função de secretário da Casa Civil. É defensor público aposentado, já foi deputado estadual por quatro legislaturas, secretário de Estado da Articulação com os Municípios, coordenador Geral do Projeto Nordeste, diretor-presidente da Segrase e secretário de Estado de Educação. 

Com o segundo turno encerrado, Belivaldo volta a governar o Estado, que tem população estimada em 2,3 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A renda mensal per capita sergipense é de R$ 834 e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.665, somente o 18º Estado em comparação com as outras unidades federativas. 

Como foram as eleições 2018 em Sergipe

Belivaldo votou, neste domingo, 28, no município de Simão Dias, centro-sul de Sergipe. O pesebista Valadares Filho, por sua vez, votou em Aracaju, acompanhando da vice-candidata Silvia Fontes (PDT) e da mãe Ana Luiza Valadares.

Após votar, Valadares disse aos jornalistas que não acreditava no resultado das pesquisas. "Acredito muito mais no voto direto, no voto livre e democrático dos sergipanos. Nós vamos ganhar esta eleição", garantiu. Apesar do otimismo, os números apontam o contrário. Pesquisa divulgada pelo Ibope, neste sábado, indica que Belivaldo tem 61% da preferência do eleitorado, enquanto Valadares tem 39%. Mas, para Valadares, "o sentimento do povo sergipano é de mudança".

Coordenador das eleições no Estado, Marcelo Gerad do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) afirmou que a votação foi tranquila. “Agora no 2º turno o tempo de votação foi bastante reduzido. O TRE está satisfeito com o resultado da execução do planejamento para as eleições.” O TRE-SE informou que até às 16h deste domingo, 103 urnas eletrônicas foram substituídas em Sergipe. 

Ao menos cinco pessoas foram detidas em Sergipe, de acordo com a Polícia Militar: duas no município de Aquidabã, duas em São Cristóvão e uma em Nossa Senhora do Socorro. / COM ANTONIO CARLOS GARCIA, ESPECIAL PARA 'O ESTADO'

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.