Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Veja trechos da tese de Kassio Marques que também aparecem nos artigos de Saul Tourinho, sem citação

'Estadão' fez um levantamento das coincidências; advogado nega plágio do desembargador indicado para o Supremo por Bolsonaro

Breno Pires , O Estado de S.Paulo

09 de outubro de 2020 | 11h20

BRASÍLIA - Uma das polêmicas do currículo acadêmico do desembargador Kassio Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, são as dezenas de trechos idênticos de sua dissertação de mestrado encontrados em quatro artigos do advogado Saul Tourinho Leal. A tese de Kassio faz uso do material, sem fazer nenhum tipo de citação de que os textos foram publicados antes por outro autor. 

Ao comentar o assunto, Saul Tourinho Leal afirmou que as acusações de plágio são infundadas e que as semelhanças entre seus trabalhos e a dissertação de Kassio são "fruto de esforço mútuo dos autores". Ele disse ter "há anos uma relação acadêmica com o desembargador" e afirmou que os artigos copiados são resultado de "debates, discussões e troca de informações acadêmicas, que, em conjunto com o Kassio, constituíram um acervo doutrinário comum para ser utilizado na produção acadêmica de ambos”. Já Kassio Marques disse que se trata de coincidência. 

Por meio do sistema Plagium, o Estadão fez um levantamento das coincidências. Veja abaixo cada trecho idêntico – ou com mínimas alterações – da dissertação e dos artigos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.