TRE-SP espera iniciar divulgação com 50% dos votos

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai começar a liberar os dados apurados do segundo turno da eleição presidencial a partir das 19 horas, horário em que se encerra a votação no Acre. Guilherme acredita que os primeiros dados já surjam com 50% a 60% do total de votos no Estado de São Paulo. "Mas eu espero estar errado, porque eu gostaria de ver uma divulgação maior (nesse horário)", afirmou o presidente do TRE de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme.

WLADIMIR D'ANDRADE, Agência Estado

31 de outubro de 2010 | 18h13

Sobre o índice de abstenção, ele classificou como normal um possível aumento no número de abstenções nesse segundo turno. "É de praxe no segundo turno que seja maior esse número de abstenções, mas claro que tem um agravante, que é o feriado prolongado", explicou.

Ele afirmou que a eleição ocorreu tranquilamente no Estado e destacou a diminuição de urnas substituídas no segundo turno em relação ao primeiro. Ao todo, foram substituídas 230 urnas de um total de 81.806 no Estado de São Paulo, o que representa 0,281% do total, em comparação com 265 urnas no primeiro turno. Uma única seção teve votação manual, na cidade de Bananal.

Até as 16h30 de hoje, foram registradas dez ocorrências, sendo quatro por boca de urna e cinco por divulgação de propaganda. Além dessas, a ocorrência mais grave envolveu a prisão de um mesário em Osasco, que discordou de sua substituição por ter chegado atrasado e foi conduzido à delegacia por mau comportamento. O mesário foi liberado após assinar um termo circunstanciado, reconhecendo sua responsabilidade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.