PUBLICIDADE

Tratamento do câncer de Covas está sendo eficaz, diz boletim médico

Prefeito de São Paulo deve continuar sessões de imunoterapia nos próximos meses

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi submetido a novos exames na manhã desta terça-feira, 28, para acompanhar a evolução de um câncer na região dos gânglios linfáticos. De acordo com um boletim divulgado pela equipe médica que acompanha o prefeito, o tratamento com a imunoterapia “está sendo eficaz” no combate à doença.

Diante desse resultado, a equipe decidiu que o prefeito continuará realizando aplicações de imunoterapia a cada três semanas. Novos exames de imagens para controle estão previstos para daqui a dois meses. 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) Foto: Tiago Queiroz / Estadão

No Instagram, o prefeito comemorou o avanço do tratamento.

PUBLICIDADE

Em fevereiro, uma biópsia apontou que o câncer de Covas persistia após uma rodada de oito sessões de quimioterapia. O prefeito entrou na segunda fase do tratamento, passando por sessões de imunoterapia, um procedimento que consiste em sessões de 30 minutos para aplicação de medicamentos que fortaleçam o sistema imunológico. A expectativa é que, fortalecido, o próprio organismo do prefeito combata o que restou do câncer.

Segundo o oncologista Tulio Pfiffer, que faz parte da equipe que atende o prefeito no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, "há menos efeitos adversos" com o tratamento. Covas poderá ter fraqueza ou reações que afetem o sistema linfático, mas a maioria dos pacientes não tem efeitos colaterais. Com o tratamento de imunoterapia, o prefeito retomar todas as atividades, inclusive se reunir a multidões.

Leia a nota:

Dando prosseguimento ao protocolo de tratamento do Prefeito Bruno Covas, hoje pela manhã ele realizou exames de controle. Foram feitos exames de PET/Scan e ressonância magnética, que demonstraram que o tratamento está sendo eficaz no combate ao câncer que persiste nos linfonodos. 

Publicidade

Diante desse resultado, a equipe médica decidiu que o prefeito seguirá realizando aplicações endovenosas de imunoterapia a cada três semanas. Novos exames de imagens para controle estão previstos para daqui a dois meses. 

Bruno Covas segue apto para exercer suas atividades. 

O prefeito Bruno Covas vem sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.

Dr. Fernando Ganem, Diretor de Governança Clínica

Dra. Maria Beatriz Souza Dias, Diretora Clínica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.