Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Toffoli elogia imprensa na crise do coronavírus: ‘Atuação impecável’

Presidente do STF destaca papel dos veículos de comunicação em informar a população sobre o avanço da doença ao lado de Bolsonaro, que tem criticado jornalistas em diversas ocasiões

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de março de 2020 | 22h41

BRASÍLIA – Durante entrevista ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, elogiou nesta quarta-feira, 18,  atuação da imprensa em meio ao avanço do novo coronavírus no País.

“(Agradeço) a imprensa que tem tido uma atuação impecável em auxiliar nas informações necessárias à prevenção da sociedade quanto a esse drama que todos nós passamos”, disse Toffoli, em seu pronunciamento, no qual Bolsonaro tentou demonstrar “união e harmonia” com os demais Poderes.

Mais cedo, no entanto, Bolsonaro havia criticado a colunista do Estado e editora do site BR Político Vera Magalhães. O presidente a acusou falsamente de ter mentido em suas reportagens.

“A jornalista Vera Magalhães, que foi uma mentirosa sem qualquer compromisso com a verdade, está divulgando que eu faria um movimento dia 31 de março na frente dos quarteis”, afirmou incorretamente o presidente durante coletiva que tratou de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus.

Não é verdade a informação de que Vera Magalhães teria noticiado que o presidente estaria fazendo convocações para o dia 31. No site BR Político, a jornalista noticiou na terça-feira, dia 17, que atos estão sendo convocados para o dia 31. Em nenhum momento a reportagem atribuiu a iniciativa ao mandatário.

O diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, lamentou que o presidente tenha atacado Vera Magalhães e que ele não tenha respeitados os fatos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.