'The Guardian' destaca campanha contra Sarney na web

O jornal britânico "The Guardian" destacou em seu site ontem a ?revolução de bigode?, protesto contra o ?mais novo escândalo político brasileiro?. O artigo cita um blog criado por publicitários - ?Greve de Bigode? -, que convida os internautas a tirar fotos com a ?ferramenta de protesto?, natural ou falsa, e enviar ao endereço, ?até Sarney cair?. ?Os bigodes são referência a José Sarney, o presidente do Senado brasileiro, atingido recentemente por denúncias de nepotismo e empreguismo e famoso pelo adorno?, diz o texto do jornal.

AE, Agencia Estado

24 de julho de 2009 | 09h20

Pela campanha, os homens devem deixar o bigode crescer. As mulheres e crianças podem aderir usando modelos postiços ?É uma maneira de mobilizar as pessoas que acham a política chata e normalmente não se envolveriam com a causa?, explicou Ricardo Silveira, de 30 anos, criador da campanha. O jornal diz ainda que os ?eleitores indignados? só vão se desfazer do bigode após o Senado ?se desfazer do seu presidente?. Porém, afirma que analistas ouvidos pela reportagem não acreditam na renúncia do parlamentar, ?um poderoso aliado da base do governo e ex-presidente da República?.

A lista de denúncias contra Sarney inclui emprego de parentes no Senado, uso indevido de auxílio-moradia, suposta remessa ilegal ao exterior, responsabilidade nos atos secretos e omissão de declaração de uma casa à Justiça Eleitoral. Além disso, a Fundação José Sarney, instituto dedicado à preservação de sua memória, é suspeita de ter desviado dinheiro de patrocínio cultural da Petrobras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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