Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE

Testemunha de defesa de Demóstenes cancela depoimento a conselho

Ruy Cruvinel não compareceu à audiência para não se expor, disse o senador Humberto Costa

Reuters

22 de maio de 2012 | 10h38

BRASÍLIA - A testemunha de defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) não compareceu ao depoimento no Conselho de Ética do Senado nesta terça-feira, 22, como estava previsto, para não se "expor", afirmou o relator do processo que analisa quebra de decoro do parlamentar, senador Humberto Costa (PT-PE).

 

A defesa de Demóstenes - que pode perder o mandato de senador por suspeitas de envolvimento com o acusado de chefiar uma rede de jogos ilegais, Carlinhos Cachoeira - havia pedido que Ruy Cruvinel comparecesse à audiência. Por meio de ofício, a testemunha informou que não dará seu depoimento.

 

"A justificativa (de Cruvinel) é de que, por razões pessoais e familiares, ele não gostaria de se expor. O que vamos fazer daqui para frente é dar continuidade ao processo", disse o relator. "Na verdade, termina gerando um prejuízo ao senador Demóstenes, à medida que ele era uma das testemunhas de defesa", afirmou Costa.

Segundo o advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, o senador e Cruvinel não se conhecem, mas a testemunha poderia ajudar a desmentir denúncias contra o parlamentar.

"Sempre é ruim, porque seria uma forma de trazer uma testemunha", disse Castro, que pretende concentrar a defesa do senador em perícias dos áudios das interceptações telefônicas que apontam envolvimento de Demóstenes com o suposto contraventor.

O relator do processo garantiu que, apesar da recusa da testemunha de defesa em participar de audiência, mantém a data de entrega de seu parecer no final de junho.

De acordo com Costa, há expectativa ainda de que Cachoeira deponha no conselho, na quarta-feira. Demóstenes deve comparecer a audiência no fim do mês.

As ramificações e ligações de Cachoeira e seu grupo com o empresários e políticos também são foco de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso, à qual o empresário prestará depoimento nesta terça-feira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.