Felipe Araújo/Estadão
Felipe Araújo/Estadão

Termina nesta quarta-feira prazo para transferir título de eleitor

Interessados em alterar o domicílio de votação devem comparecer a um cartório eleitoral

Marina Dayrell, O Estado de S.Paulo

09 Maio 2018 | 03h24

Termina nesta quarta-feira, 9, o prazo para transferir o domicílio eleitoral do título de eleitor. Quem precisar atualizar ou emitir o documento pela primeira vez também deve procurar a Justiça Eleitoral. Após a data, alterações só poderão ser realizadas depois das eleições deste ano.

Como fazer para transferir o título de eleitor?

Em São Paulo, além dos cartórios eleitorais, o eleitor que quiser transferir o seu domicílio de votação também pode procurar uma das unidades do Poupatempo.

Para saber qual o cartório eleitoral deve ser procurado, o eleitor deve ligar para a Central de Informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no telefone 148 ou fazer a consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral.

+ Perdeu o prazo para cadastrar sua biometria? Veja o que fazer!

O que é preciso levar para transferir o título?

Para a transferência, é necessário apresentar um documento oficial de identificação pessoal contendo nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade - RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA etc), certidão de nascimento ou casamento ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também é preciso levar um comprovante de residência que confirme que o eleitor resida no novo município há, pelo menos, três meses; o título eleitoral e o comprovante de quitação militar (sexo masculino). É imprescindível que haja mais de um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

+ Eleições 2018: conheça os pré-candidatos à Presidência da República

Outras informações sobre pendências do título podem ser obtidas no site do TSE, na opção serviços ao eleitor.  

O prazo para a regularização da situação eleitoral termina 151 dias antes do primeiro turno das eleições 2018, marcado para o dia 7 de outubro.

+ Tire suas dúvidas sobre as pendências eleitorais

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.