Temer quer fazer Henrique Alves presidente da Câmara

Antes mesmo do pleito eleitoral de 3 de outubro, os deputados já começam uma nova disputa. Dessa vez para a Presidência da Câmara dos Deputados. O atual detentor do cargo, o deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff (PT), avisou que seu partido deseja se manter na vaga e para isso lançará o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves, atual líder da bancada peemedebista.

ANNA RUTH DANTAS, Agência Estado

30 de setembro de 2010 | 14h35

"Ele (Henrique Alves) é o meu candidato (à presidência da Câmara), e há muito tempo", afirmou Temer, logo após participar de comício em Natal, no Rio Grande do Norte. Ele tentou minimizar as movimentações já feitas pelo PT, que também deseja indicar o presidente da Casa. "Nós vamos dialogar muito. PT e PMDB estão se dando excepcionalmente bem na Câmara dos Deputados. Nós vamos dialogar para fazer do Henrique o presidente desse primeiro biênio."

Temer afirmou que espera renovação na Câmara. "Acho que haverá uma renovação natural, mas há figuras excepcionais da Câmara que vão voltar, uma delas é Henrique Alves, que vai voltar para ser deputado pela décima primeira vez e com uma chance extraordinária de presidir a Câmara a quem terei o prazer de passar a presidência", disse.

Henrique Alves divide com o primo, o senador Garibaldi Alves Filho, o posto de principal liderança do PMDB no Rio Grande do Norte. Filho do ex-governador Aluízio Alves, Henrique tenta o seu décimo primeiro mandato na Câmara.

O candidato a vice de Dilma foi cauteloso ao falar da possibilidade de segundo turno no pleito para Presidência da República: "Esperamos que seja no primeiro turno, mas eu tenho toda cautela para falar sobre isso. Vamos esperar o resultado no dia 3 de outubro. Esperamos que se consolide a vitória."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.