Reprodução vídeo TV Câmara de 2014
Reprodução vídeo TV Câmara de 2014

Também ficha-suja, suplente de Maluf toma posse na Câmara

Jungi Abe foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa em 2014 após condenação em segunda instância

Isadora Peron, O Estado de S.Paulo

21 Fevereiro 2018 | 16h11

BRASÍLIA - Suplente de Paulo Maluf (PP-SP), o deputado Junji Abe (PSD-SP) tomou posse na Câmara nesta quarta-feira, 21. Preso desde dezembro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Maluf foi afastado do mandato parlamentar esta semana

Ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa em 2014, após uma condenação em segunda instância, mas recorreu e conseguiu garantir o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral.

O deputado também responde a dezenas de processos na Justiça de São Paulo por improbidade administrativa. Uma das acusações é por fraude em licitação do transporte público da cidade. Outra, na qual teve os bens bloqueados, trata de superfaturamento em contratos com empresas de alimentação. Ele nega todas as acusações.

CASSAÇÃO DE MALUF 

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Mesa Diretora deve avaliar em breve a cassação do mandato de Maluf, como determinou o Supremo Tribunal Federal. Ele, no entanto, entrou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) na Corte, reivindicando para o plenário a competência sobre cassações de deputados.

+++ Maia determina afastamento de Maluf do mandato de deputado federal

Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão. Em dezembro, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu que o deputado deveria começar a cumprir a pena em regime fechado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.