Site da Associação Brasileira de Imprensa é alvo de hackers

Foi o segundo ataque ao site da ABI em cerca de dez dias

Fábio Grellet, O Estado de S.Paulo

01 de setembro de 2020 | 21h37

RIO - O site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi atacado por hackers na segunda-feira, 31, e só conseguiu voltar ao ar na noite desta terça-feira, 1º. Foi o segundo ataque em cerca de dez dias.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Jerônimo, pelo menos dois autores do primeiro ataque já foram identificados pela polícia, que investiga os casos.

O ataque de dez dias atrás foi realizado a partir de computadores situados no Brasil. O ataque de segunda-feira, ao contrário, partiu de computadores que estão no exterior, em países da Europa, e por isso o rastreamento e a responsabilização será mais difícil. Mas os dois casos foram denunciados à Polícia Civil.

O ataque de segunda-feira não tem relação com a manifestação da ABI (ocorrida no mesmo dia, mas horas depois) a respeito da conduta da prefeitura do Rio, que mobilizou funcionários para fazer plantões na porta de hospitais municipais na tentativa de impedir reportagens que contivessem denúncias de mau atendimento nessas unidades de saúde. “O ataque partiu de críticos da ABI, mas não por causa dessa situação”, afirmou Paulo Jerônimo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.