Serra vence entre brasileiros residentes no Reino Unido

O candidato do PSDB, José Serra, venceu a eleição entre os brasileiros residentes no Reino Unido. Ele recebeu 57,85% dos votos válidos, enquanto a candidata do PT, Dilma Rousseff, ficou com 42,14%. Dessa forma, o tucano repete o favoritismo já registrado em Londres no primeiro turno.

DANIELA MILANESE, Agência Estado

31 de outubro de 2010 | 20h45

Dos 6.981 eleitores inscritos no Reino Unido, menos da metade compareceu para votar hoje no consulado brasileiro na capital britânica. Estiveram presentes 3.330 eleitores, ou 47,7% do total, levemente abaixo do número de 48% do primeiro turno. Dos votos totais, Serra recebeu 53,54% e Dilma, 39,00%. A votação foi encerrada às 17 horas local ou 15 horas de Brasília. Os três andares do consulado abrigaram 18 seções eleitorais.

O clima de tranquilidade predominou e não houve filas como no primeiro turno. "Acredito que, desta vez, os eleitores se espalharam ao longo do dia e não ficaram concentrados na hora do almoço, como aconteceu em 3 de outubro", disse o cônsul-geral do Brasil no Reino Unido, Valter Pecly Moreira.

Uma urna chegou a travar no início da votação, mas a situação foi resolvida rapidamente após consulta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, afirmou Moreira. O único incidente ocorreu no início da tarde, quando uma senhora passou mal e não conseguiu votar, por estar com pressão alta. Acompanhada do marido e da filha, ela foi atendida no local e depois retirada por ambulância. A maior agitação ficou com o comércio de quitutes nacionais na porta do consulado, bem mais movimentado desta vez, com a venda de pastel e pamonha, entre outros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.