Evelson de Freitas/AE
Evelson de Freitas/AE

Serra promete criar centrais de diagnóstico de exames de imagem

'Saúde, vocês sabem, é uma área que eu entendo e sei como fazer', diz o candidato tucano

Bruno Boghossian - O Estado de S. Paulo

13 de agosto de 2012 | 16h55

SÃO PAULO - O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, prometeu criar centrais municipais de diagnóstico para exames de imagem se for eleito na disputa deste ano. O projeto tem o objetivo de reunir em um único sistema as informações sobre os exames feitos por pacientes da rede municipal de saúde e emitir diagnósticos no mesmo dia.

 

"A gente precisa acelerar os exames de radiografia, tomografia, mamografia, colonoscopia. É possível encurtar as filas, sim", disse Serra nesta segunda-feira, 13, após visitar o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que o tucano inaugurou em 2009, quando foi governador de São Paulo.

 

O candidato do PSDB reconheceu que os moradores do município ainda enfrentam uma fila de espera para realizar os exames. "Para (resolver) isso, tem que modernizar o sistema de marcação de consultas e de exames. Às vezes tem demora não por falta de equipamento, mas o sistema de marcação de consultas é demorado", disse.

 

No modelo estadual, que Serra pretende implantar no município se for eleito, as imagens de exames como ressonâncias magnéticas são transmitidas via internet para a central de diagnóstico.

 

Em suas propostas para a área de saúde na campanha deste ano, Serra costuma apresentar como credencial sua gestão no ministério do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Saúde, vocês sabem, é uma área que eu entendo e sei como fazer", declarou. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.