
26 de setembro de 2017 | 19h14
BRASÍLIA - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), vai colocar em votação ainda nesta terça-feira o projeto de criação de um fundo eleitoral, destinando a financiar campanhas. O anúncio foi feito há pouco em Plenário. Após a discussão do tema, o texto substitutivo relatado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) será apreciado em votação nominal.
Apesar da decisão, não há consenso entre Senado e Câmara sobre o avanço da proposta. Os presidentes das duas Casas, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e senador Eunício Oliveira, se encontraram agora há pouco e ambos saíram dizendo que ainda estão em busca de um entendimento.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que, se o Senado aprovar a criação do fundo, os deputados irão analisar o projeto em seguida. Mais cedo, o relator da proposta, senador Armando Monteiro (PTB-PE), afirmou que o texto da Casa ficará restrito à criação no fundo.
Na Câmara, os deputados discutem um projeto mais amplo, relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), que além do fundo altera outras regras do sistema político eleitoral. Não há consenso em torno de muitas propostas.
Diante do impasse, deputados não descartam que o projeto de Vicente seja jogado para escanteio e a Câmara vote apenas o texto que vier do Senado. Para que as novas regras valham para as eleições de 2018, elas têm de ser aprovadas até 7 de outubro.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.