Samuel Pinheiro assume como ministro de Assuntos Estratégicos

Ex-secretário-geral do Itamaraty ocupa lugar de Mangabeira Unger, que deixou cargo para voltar a Harvard

PUBLICIDADE

Foto do author Sandra Manfrini
Por Sandra Manfrini
Atualização:

O Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira, 20, traz decreto presidencial que nomeia Samuel Pinheiro Guimarães Neto para o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em substituição a Mangabeira Unger.

 

PUBLICIDADE

A cerimônia de posse de Samuel Pinheiro está marcada para a tarde desta terça-feira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ele se desligou da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, o posto mais elevado da carreira diplomática, já que está próximo de completar 70 anos e, por isso, foi forçado a se aposentar.

 

Mangabeira Unger comandou a pasta até o final de junho, quando deixou o cargo no governo para reassumir a função de professor na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

 

Criada em julho de 2008, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) tem como finalidade formular políticas públicas de longo prazo para o desenvolvimento nacional. A secretaria, ligada à Presidência da República, substituiu o Núcleo de Assuntos Estratégicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.