Roseana agradece oração e Lago pede mandato de volta

O último programa eleitoral dos candidatos ao governo do Estado do Maranhão foi uma espécie de resumo dos lemas de campanha de Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (PMDB) e de Jackson Lago (PDT). O pedetista pediu o mandato de governador de volta, classificando novamente a sua cassação em abril do ano passado como golpe. Roseana agradeceu a orações de eleitores e novamente vinculou sua imagem à da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dino também se apoiou em Lula nesse último dia de campanha.

WILSON LIMA, Agência Estado

29 de setembro de 2010 | 19h14

Durante o seu último pronunciamento na propaganda eleitoral na televisão, Lago pediu que o povo maranhense devolvesse o seu mandato e que o julgamento de seu governo fosse feito baseado em um mandato inteiro. Lago admitiu que fez uma campanha limitada, sem recursos, com base apenas na "devoção" de seus correligionários.

"Na verdade, é que armaram contra mim para evitar o fim do domínio de uma só família (Sarney). Eles sabiam que eu estava construindo as escolas e hospitais que eles sempre negaram à população. Sabiam que depois de quatro anos não teriam condições de voltar ao poder", declarou Lago.

Roseana Sarney também fez um discurso emotivo, agradecendo as boas energias dos eleitores nas viagens. "Guardo com carinho os salmos, as orações, os terços e as mensagens de fé", disse. A governadora declarou-se preparada para fazer o maior governo da história do Maranhão e fez questão de lembrar aos eleitores que está do lado de Lula e Dilma. "Dilma e eu somos a garantia de quatro anos de realização e prosperidade para o Maranhão", disse.

Dino ratificou aquilo que chamou de novidade de sua candidatura. Com chances reais de chegar a um eventual segundo turno com Roseana, o comunista pediu uma chance ao povo maranhense de disputar as eleições com a governadora do Estado. Assim como Roseana, vinculou sua imagem ao presidente do País. "O presidente Lula chegou lá e mudou o Brasil. Eu quero ter essa honra de fazer pelo nosso Estado o que Lula fez pelo nosso País".

Serra

Durante todo o programa eleitoral na TV no Maranhão dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, apenas Dilma foi citada. Nem José Serra (PSDB) nem Marina Silva (PV) foram usados nos programas eleitorais. Nem mesmo nas propagandas de candidatos a deputado federal, estadual ou ao Senado. No Maranhão, Lago tem apoio de Serra. O PV de Marina apoia o PMDB de Roseana.

Nos próximos dias, os candidatos ao governo do Maranhão dividirão agendas na capital e no interior. Fora de São Luís, as visitas ocorrerão nas cidades mais importantes, como Caxias, Balsas, Viana, Imperatriz, Timon, Coroatá e Bacabal. A partir de sexta-feira à tarde, os candidatos retomam suas agendas em São Luís, onde concentram a campanha também no sábado pré-eleição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.