FOTO DEPARTMENTO DE FOTOGRAFIA /HCDN
FOTO DEPARTMENTO DE FOTOGRAFIA /HCDN

Em Buenos Aires, Maia se reúne com presidente da Câmara argentina

Presidente da Casa, primeiro da linha sucessória, decidiu viajar logo quando Temer também não está no País

Luciana Rosa - Especial para O Estado, O Estado de S.Paulo

06 Julho 2017 | 19h08

BUENOS AIRES - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou à capital argentina na manhã desta quinta-feira, 6 para participar do Fórum de Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar. Ele viajou acompanhado por outros cinco deputados, são eles: Benito Grama (PTB-BA), Heráclito Fortes (PSB-PI), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Rubens Bueno (PPS-PR) e Rogério Rosso (PSD-DF).  Todos de partidos aliados a Temer. Jarbas, correligionário do presidente, foi o primeiro peemedebista a se declarar a favor da admissibilidade da denúncia dele.

Seu primeiro compromisso no país vizinho foi um almoço com o presidente da Câmara de Deputados argentina, Emilio Monzó, no  restaurante Mirasol, localizado nas imediações da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, lugar onde Maia ficará hospedado.

A viagem acontece em um momento decisivo para o governo Temer. Às vésperas da votação do processo que poderia afastar o peemedebista por até 180 dias da presidência, o primeiro na linha de sucessão, Rodrigo Maia visita Buenos Aires por conta do Fórum de Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar. Ainda que se especule que sua  verdadeira intenção seria evitar que ele assumisse a presidência interina enquanto Temer está na Alemanha no encontro do G20.

Com a ausência de ambos, quem assume a Presidência é o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).A agenda desta quinta-feira inclui, ainda, um jantar com o presidente da Câmara de deputados da Argentina e do Uruguai, Emilio Monzó e Juan Carlos Mahía, respectivamente,  e outras autoridades políticas do país anfitrião.

Amanhã estão previstos um encontro com a presidente em exercício  na Argentina - Maurício Macri também está participando do G20 -  Gabriela Michetti,  uma visita ao Congresso Nacional, um encontro com outros deputados da região e finalmente um jantar com o atual embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese.

Maia embarca de volta ao Brasil na manhã deste sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.