Reportagem política de jornal do PR ganha Prêmio Esso

A revelação de um esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvios estimados em R$ 100 milhões na Assembleia Legislativa do Paraná rendeu ao jornal "Gazeta do Povo", do Paraná, o 55º Prêmio Esso de Jornalismo. O anúncio foi feito em cerimônia na noite de ontem, no Rio de Janeiro. A série de reportagens chamada "Diários Secretos" resultou na demissão e prisão de três diretores do parlamento estadual paranaense.

EQUIPE AE, Agência Estado

19 de novembro de 2010 | 17h23

O presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), e o primeiro-secretário, Alexandre Curi (PMDB), correram risco de ter o mandato cassado, mas o Conselho de Ética da Assembleia optou por arquivar os processos. Os repórteres Kátia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik passaram dois anos investigando mais de 700 diários oficiais que não foram publicados e estavam guardados nos arquivos da Assembleia.

Os demais vencedores foram: Leonardo Souza, do jornal Folha de S.Paulo, na categoria Reportagem, pelo trabalho "Dossiê traz dados sigilosos da Receita contra tucanos" e na categoria Informação Econômica, com "Sem caixa, governo segura restituições". Roberto Cabrini e sua equipe do SBT na categoria Telejornalismo; Alexandre Vieira, do jornal O Dia, pelas fotos "Faroeste carioca", na categoria Fotografia.

Os demais prêmios foram os seguintes: Informação Científica, Tecnológica e Ecológica: João Moreira Salles, da revista Piauí; Prêmio Especial para Primeira Página: Bárbara Carvalho, Fabrício Cardoso, Edgar Gonçalves Jr., Denis Pacher, José Werner e Patrick Rodrigues, do Jornal de Santa Catarina; Criação Gráfica (jornal): Gil Dicelli, de O Povo, de Fortaleza; Criação Gráfica (revista): Elohim Barros, Ricardo Calil, Lino Bocchini, Alex Cassalho, Camila Fudisaku, Thiago Bolotta, Caio Ferretti e Fujocka, da revista Trip; Regional Centro-Oeste: Thiago Herdy, do Estado de Minas; Regional Sudeste: Letícia Vieira, do jornal Extra; Regional Sul: Simone Kafruni, do Diário Catarinense; e Regional Norte/Nordeste: Fred Figueroa e Juliana Colares, do Diário de Pernambuco.

O prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa foi concedido ao jornalista e professor da Universidade de Brasília Solano Nascimento, autor do livro "Os Novos Escribas". A publicação faz uma análise sobre reportagens investigativas publicadas pelos veículos de comunicação.

Tudo o que sabemos sobre:
jornalismoprêmioEsso

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.