ANDRE DUSEK/ESTADAO
ANDRE DUSEK/ESTADAO

Relator da Lava Jato, Fachin se reúne com a defesa de Lula

Ministro recebe advogados após petista impetrar na Corte pedido de habeas corpus

Igor Gadelha, O Estado de S.Paulo

08 de fevereiro de 2018 | 13h18

BRASÍLIA - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do triplex se reuniu nesta quinta-feira, 8, com o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em Brasília.

“O presidente está sereno, mas com a indignação de uma pessoa que foi condenada sem ter tido cometido crime”, disse Cristiano Zanin. Segundo ele, no encontro com Fachin, um dos pontos discutidos foi o habeas corpus protocolado no STF para evitar a prisão do petista após esgotados os recursos do ex-presidente no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), que confirmou condenação de Lula.

O advogado afirmou que o “próximo passo” da defesa será aguardar a decisão de Fachin, que não deu prazo, de acordo com Zanin. O advogado ainda elogiou a entrada do ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence, que estava na reunião com Fachin, na equipe de defesa com Lula. “É um grande nome do Direito que com certeza vai contribuir com a defesa”, disse.

+++ Derrota no TRF-4 expõe insatisfação com defesa petista

Os advogados do petista recorreram ao STF depois de o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, rejeitar no dia 30 liminar para barrar a execução de sua pena de 12 anos e 1 mês no âmbito da Lava Jato. O mérito da questão ainda será avaliado pela 5.ª Turma do STJ, sob relatoria do ministro Félix Ficher.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.