Registro da Rede já teve quatro votos contra

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta quinta-feira, 04, pela rejeição do registro de criação da Rede Sustentabilidade. Com o voto dela o placar chegou a 4 contra e nenhum a favor. Se não ocorrer nenhuma alteração dos votos daqueles que já se pronunciaram, já há maioria contra o registro da legenda.

ERICH DECAT, Agência Estado

03 de outubro de 2013 | 21h29

Antes de Lóssio, votaram a relatora do processo Laurita Vaz e os ministros João Otávio de Noronha e Henrique Neves. O principal problema apontado pelos ministros é o fato de o partido não ter alcançado o número mínimo de 492 mil assinaturas. Ao todo, a legenda conseguiu coletar apenas 442,5 mil apoiamentos. "Não há como ir de encontro ou questionar o voto da relatora. Contra fatos não há argumentos. E o fato é que o partido obteve apenas um total de 442.524 eleitores", disse Lóssio. "Vivemos um Estado de direito. Nós juízes somos obrigados a obedecer a ordem jurídica", afirmou.

No início da explanação, a ministra ressaltou, entretanto, a postura "ética" dos correligionários da Rede no processo de busca das assinaturas. "Louvo a forma como a qual o partido conduziu o processo. Não há dúvida de que a condução desde o inicio da busca de assinaturas foi feita com filtro ético diferenciado", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
RedeTSE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.