PUBLICIDADE

‘Reconstrução’ ganha elogios em lançamento

Livro com reportagens do ‘Estado’, assinadas por José Fucs, foi lançado nesta 3ª em São Paulo com a presença de empresários e personalidades

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O jornalista José Fucs, repórter especial do Estado, lançou nesta 3ª, na Livraria Cultura, o livro A Reconstrução do Brasil, uma série completa de reportagens publicadas entre setembro de 2016 e janeiro deste ano. O material é enriquecido com editoriais publicados no período. A obra tem prefácio escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Jornalista JoséFucs (esq) com Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, durante lançamento de seu livro 'A Reconstrução do Brasil' na Livraria Cultura no Conjunto Nacional, em São Paulo Foto: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

Nas reportagens, revisadas e atualizadas, o jornalista faz um mergulho profundo nos pontos mais relevantes da modernização da economia e da política brasileira. O lançamento recebeu figuras importantes do mundo político, econômico, jurídico e do jornalismo.

Veja as reportagens que deram origem ao livro

O jurista Almir Pazzianotto, ex-ministro do Trabalho durante o governo José Sarney, afirmou que o livro está sendo lançado em um momento importante do País. “Penso que ele pode contribuir com o debate nacional”, disse.

O consultor Rubens Barbosa, embaixador do Brasil em Washington entre os anos de 1999 e 2004, ressaltou que a obra deve balizar o debate sobre as reformas políticas, trabalhistas e da Previdência. “Uma leitura fundamental para o ano eleitoral que se aproxima”, afirmou Barbosa. Para o presidente do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o autor é um jornalista “meticuloso e cuidadoso com os temas que trata”. “As reportagens de Fucs apontam para um Brasil que tem futuro.”

O economista Roberto Macedo, autor de vários livros e publicações na área econômica, classificou o livro de “indispensável”. “Ele traz um diagnóstico claro para o País e, principalmente, foi escrito com clareza didática que pode ser compreendida por qualquer um.” Da nova geração, o líder do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri afirmou que a importância do livro está, principalmente, no “pragmatismo”. “Ele aborda os temas mais importantes do País de um ponto de vista lógico, ultrapassando o embate entre direita e esquerda”.

Evento. O lançamento do livro aconteceu no terceiro andar da Livraria Cultura. Na fila de autógrafos, os futuros leitores já demonstravam o interesse em debater os temas trazidos pela obra. “Acredito que, independentemente da opinião do leitor sobre os temas do livro e o diagnóstico que ele traz, a obra pode servir como um pontapé para o debate e a reflexão”, disse Fucs. “As propostas nele contidas podem ser aperfeiçoadas com o debate”, afirmou.

Publicidade

Para o diplomata e escritor Paulo Roberto de Almeida, que acompanhou as matérias publicadas no Estado, elas “agora, reunidas, devem proporcionar novas olhares sobre o País”.

Segundo o presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, “o livro traz uma coisa que falta aos nossos processos e debates. Trata-se de uma visão de fôlego, um diagnóstico que enriquece o debate para além do factual”.

O jornalista Melchiades Cunha Junior disse que o livro tem o mérito de não ser tão perecível quanto o jornal. “Quando li as matérias do Fucs pensei: poxa, ainda temos jornalistas e matérias com profundidade”, afirmou. O também jornalista Ibsen Costa Manso disse que o livro é mais do que uma coletânea de reportagens. “É um guia de como sair da crise. Acho que, se a gente seguir parte do que está sendo proposto aqui, existe uma luz no fim do túnel.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.