PUBLICIDADE

Receita autuou menos os grandes na administração de Lina

Em administração de Lina, a fiscalização sobre grandes foi menor que no mesmo período de comando anterior

Foto do author Adriana Fernandes
Por Renata Veríssimo e Adriana Fernandes
Atualização:

A Receita Federal divulgou no final da tarde desta quinta-feira, 27, os dados sobre a fiscalização de grandes contribuintes pessoas jurídicas de janeiro a julho de 2009, período que a instituição esteve sob comando de Lina Vieira. As autuações somaram R$ 16,069 bilhões no intervalo, como resultado da fiscalização de 1.194 contribuintes. No mesmo período de 2008, quando o secretário da Receita era Jorge Rachid e os auditores fiscais do órgão estiveram em greve por mais de dois meses, as autuações totalizaram R$ 22,297 bilhões, com a fiscalização de 1.058 contribuintes.

 

Veja Também

PUBLICIDADE

 

A Receita esclareceu na nota que os números estão sendo divulgados em função do elevado volume de questionamentos sobre o tema e lembrou o pronunciamento realizado pelo secretário Otacílio Cartaxo, na segunda-feira, 24, quando afirmou que "o acompanhamento do comportamento fiscal dos grandes contribuintes é uma tendência mundial das administrações tributárias mais avançadas, sendo realizado em base em parâmetros estritamente objetivos e impessoais que são divulgados anualmente por meio de ato legal".

 

Desde que foi demitida do cargo, há mais de um mês, a ex-secretária da Receita, Lina Maria Vieira, e os seus assessores tentaram atribuir a sua saída ao fato de ter tornado mais rigorosa a fiscalização de grandes contribuintes. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, por outro lado, determinou a Cartaxo que afastasse o subsecretário de fiscalização, Henrique Jorge de Freitas, justamente porque não estava satisfeito com os resultados da fiscalização.

Receita Federal publica exoneração de mais 5 funcionários

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.