Quem não entrou até agora, não entra mais, diz tucano sobre pré-candidatos em SP

Até o momento, apenas dois tucanos se apresentaram ao diretório municipal e pagaram uma taxa de R$ 20 mil para ter o direito de disputar as prévias da legenda; o vereador Andrea Matarazzo e o empresário João Dória Jr

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau
Atualização:

São Paulo - O presidente do diretório municipal do PSDB de São Paulo, Mário Covas Neto, o Zuzinha, afirmou que o prazo de inscrição para os tucanos que desejam concorrer à Prefeitura na capital em 2016 termina nesta sexta-feira, 2. "O prazo está mantido. A partir de amanhã (3), só considero pré-candidato quem tiver feito a inscrição. Quem não entrou até agora, não entra mais." A decisão contraria uma deliberação do diretório paulista do PSDB, que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para o ano que vem. Até o momento, apenas dois tucanos se apresentaram ao diretório municipal e pagaram uma taxa de R$ 20 mil para ter o direito de disputar as prévias da legenda. O vereador Andrea Matarazzo e o empresário João Dória Jr.. Os deputados federais Bruno Covas e Roberto Tripoli também manifestaram interesse em concorrer à cabeça de chapa, mas não se inscreveram até o momento.

Mário Covas Neto e seu sobrinhoBruno Covas, ambos do PSDB paulista Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A decisão do diretório municipal de fazer as prévias ainda em 2015 causou um racha no PSDB. O governador Geraldo Alckmin considera esse debate precipitado e já se manifestou favorável a que ele ocorra apenas no ano que vem. Os vereadores do PSDB, por sua vez, apoiam a iniciativa de Zuzinha. "Vou manter a data de inscrição porque essa é uma decisão do diretório municipal do PSDB e em respeito aos que seguiram as regras. Até agora, ninguém reclamou", disse. O presidente do PSDB paulistano afirmou ainda que não reconhece a decisão do diretório estadual da legenda de intervir no processo das prévias para a eleição municipal de 2016.

Em nota oficial divuglada na noite dessa quinta-feira, 1, os nove vereadores do PSDB na capital declararam "apoio integral e unânime" ao presidente do diretório Mário Covas Neto. " Depositamos nossa confiança em sua capacidade para conduzir com justiça todos os assuntos relativos ao diretório da capital, inclusive no que se refere ao processo que levará à escolha do nosso candidato à Prefeitura em 2016".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.