PT supera PSDB em eleitores de Minas e São Paulo

O PT ficou em primeiro lugar no ranking das cidades com maior população a governar em Minas Gerais e São Paulo, os dois principais redutos do PSDB no Sudeste.

DANIEL BRAMATTI, Agência Estado

31 de outubro de 2012 | 09h41

Em Minas, os petistas perderam a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte para Marcio Lacerda (PSB), candidato apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB), e os três duelos em 2.º turno, mas ainda assim se saíram melhor que os tucanos.

Possível adversário do PT na disputa presidencial de 2014, Aécio afirmou nesta segunda-feira (29) que o partido da presidente Dilma Rousseff "caminha de forma célere para os grotões".

De fato, os petistas vão governar apenas uma cidade mineira com mais de 200 mil eleitores a partir do ano que vem: Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No 2.º turno, o PT perdeu em Juiz de Fora, Contagem e Montes Claros para adversários do PMDB, PC do B e PRB - todos apoiados por Aécio.

Ainda assim, o PSDB vai governar cidades que abrigam 400 mil moradores a menos do que o PT e 80 mil a menos do que o PSB, que inflou seu resultado graças à conquista da capital.

A maior cidade que os tucanos vão administrar em solo mineiro é Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 400 mil habitantes. A segunda é Divinópolis - que já não faz parte do clube do 2.º turno, que reúne os 83 maiores municípios do País.

Em tamanho da população a governar, os municípios do PSDB são cerca de 30% menores que os do PT, em média. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012MGSPpartidos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.