PT amplia investigação da publicidade de Garotinho

O PT fluminense resolveu abrir duas frentes na investigaçãodos gastos de publicidade do governo Anthony Garotinho (PSB). O partido encaminhou nesta sexta-feira ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao governo estadual requerimentossolicitando informações completas sobre as despesas do setor e sobre a licitação paraescolha das agências que cuidarão da propaganda estadual em 2001 e 2002, avaliada emR$ 90 milhões. Segundo o deputado Chico Alencar, o objetivo é se preparar para pedir,com bom embasamento, uma inspeção especial nessas despesas, que cresceram 39,61% de1999 para 2000.?Resolvemos primeiro nos informar bem?, disse Alencar. ?Queremos nos cercar, porquevamos fundo nisso.? Um dos pontos que o PT quer esclarecer é quem está relatando noTCE o processo sobre a licitação de publicidade. O partido, de acordo com o deputado,considerará suspeito se o relator for o conselheiro Jonas Lopes de Carvalho, que foisecretário do governador e é seu amigo e companheiro de política há anos em Campos,no norte fluminense.O pedido ao governo estadual foi entregue primeiro à Mesa Diretora da AssembléiaLegislativa, que vai repassá-lo ao Executivo. Ele é a reiteração de outro, orequerimento 308/2000, enviado por Alencar no ano passado e, de acordo com ele, semresposta até hoje ? mas com perguntas novas.Agora, toda a bancada petista assina odocumento, que indaga também quais órgãos da administração direta e indireta gastaramcom publicidade este ano; quando acabarão os contratos de publicidade; data dalicitação em curso; valores; se a produção obedece à divisão em sete grupos decontas; e os processos.Já a solicitação ao TCE, assinada apenas por Alencar, faz algumas indagaçõessemelhantes, mas pede também detalhes sobre os gastos com publicidade no ano passado,inclusive os da administração indireta.Somente a administração direta despendeu, em 2000, R$ 12,1 milhões, de acordo com reportagempublicada pelo Estado, que se baseou em pesquisa feita no Sistema Integrado deAdministração Financeira de Estados e Municípios (Siafem). Segundo o requerimento, asuplementação orçamentária para o setor chegou, em 2000, a R$ 25 milhões, embora nemtudo tenha sido gasto.O documento, endereçado ao presidente do TCE, José Graciosa, também pergunta quaissão os custos da Imprensa Oficial e solicita cópias, na íntegra, das prestações decontas das agências, abrangendo o serviço prestado, o pagamento de espaçospublicitários em rádio, jornal, televisão e outros veículos de comunicação, no Rio eno Brasil, propaganda em outdoors e gastos com serviços gráficos e de outro tipo.

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