PSDB quer esclarecer gastos com cartões corporativos
Segundo senador Álvaro Dias, documentos estão prontos, mas dependem do reinício das atividades legislativas para serem protocolados
Andrea Jubé Vianna, da Agência Estado
BRASÍLIA - O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), encaminhará requerimentos aos 37 ministros e à Presidência da República pedindo esclarecimentos sobre os gastos com cartões corporativos. Segundo o tucano, os documentos estão prontos, mas dependem do reinício das atividades legislativas para serem protocolados.
Dias decidiu apresentar os requerimentos após a revelação, divulgada pela ONG Contas Abertas, de que os gastos do governo federal com os cartões corporativos bateram recorde em 2010, contabilizando R$ 80 milhões. Segundo a entidade, as despesas aumentaram cerca de R$15 milhões, ou seja, crescimento de 24% em relação ao ano anterior.
As despesas com os cartões corporativos foram alvo de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), que funcionou em 2008. As revelações de que ministros usavam o instrumento para custear despesas pessoais durante as férias e até para pagar lanches como uma tapioca motivaram a investigação.
O relatório final, assinado pelo deputado Luiz Sérgio (PT/RJ) - hoje ministro das Relações Institucionais - não recomendou o indiciamento de ninguém. Apenas sugeriu regras mais rígidas na utilização do instrumento, como a limitação aos saques a 30% do limite de cada cartão.