PSDB propõe comissão para analisar usinas nucleares

Líder tucano na Câmara leva proposta ao Congresso Nacional para avaliar usinas em funcionamento, tendo em vista acidente recente no Japão

Eduardo Bresciani, do estadão.com.br

15 de março de 2011 | 11h34

BRASÍLIA - O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), vai propor ao presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), a criação de uma comissão mista de deputados e senadores para analisar a situação das usinas nucleares no Brasil. O objetivo é fazer uma discussão sobre as usinas já em funcionamento e os projetos em andamento, tendo em vista o acidente nuclear ocorrido no Japão após terremotos e um tsunami.

O tucano destaca que o plano decenal de energia do governo federal prevê a construção de novas usinas além das três do complexo de Angra dos Reis (RJ). Ele destaca que é preciso também verificar o sistema de segurança nas usinas já construídas e os planos de contingência para casos de acidentes.

"O mundo todo, sobretudo com o episódio do Japão, vai fazer essa discussão. Nós não queremos entrar no mérito da qualidade de energia, da forma de obtenção, mas é uma coisa inexorável para o Brasil, que não vai poder abrir mão de nenhuma fonte de energia. Já que é um assunto que vai ter de ser debatido, que seja debatido pelo Brasil no Congresso", disse o tucano.

O presidente do Senado já afirmou que o Brasil precisa discutir sua política para a área levando em conta os problemas enfrentados pelo Japão. Após o protocolo, Duarte pretende procurar outros líderes partidários para que a comissão seja instalada e tenha caráter "apartidário". 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.