PSDB entra com representação no TRE contra Paes

Tucanos acusam prefeito do Rio de abuso do poder político e uso da máquina pública

Luciana Nunes Leal, de O Estado de S. Paulo

13 de agosto de 2012 | 18h21

A festa promovida nesta segunda-feira, 13, pela Prefeitura do Rio no aeroporto internacional para marcar a chegada da bandeira olímpica e os planos do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tenta a reeleição, de levá-la a comunidades pobres das zonas norte e oeste e deixá-la em exibição no Palácio da Cidade, na zona sul, provocaram a reação dos adversários. O candidato do PSDB à prefeitura, Otávio Leite, encaminhou representação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o prefeito, a quem acusou de abuso do poder político e uso da máquina pública.

"O prefeito se apodera da bandeira como um patrimônio pessoal. Essa (a realização da Olimpíada no Rio em 2016) é uma conquista do País. Decidimos entrar com uma representação porque o que ele quer fazer é oba-oba eleitoral", afirmou Otávio Leite.

Paes programou para esta terça-feira, 14, uma visita ao Morro do Alemão (zona norte) e ao bairro de Realengo (zona oeste), para mostrar a bandeira olímpica aos moradores. O prefeito tem insistido que não pode abdicar das funções do cargo por causa da eleição e que reserva os horários fora do expediente e os fins de semana para a campanha. Paes recebeu a bandeira na noite de domingo, durante a solenidade de encerramento dos Jogos 2012, em Londres.

O procurador regional eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, informou, por meio da assessoria de imprensa, que "em princípio" não haveria crime eleitoral no evento marcado do aeroporto internacional, já que se trataria de "promoção da cidade" e não da candidatura. O procurador ressaltou que era apenas uma avaliação preliminar.

O candidato do PSOL, Marcelo Freixo, ironizou a iniciativa de Paes de percorrer a cidade com a bandeira olímpica. "Deixa ele aproveitar para desfilar com essa bandeira já que ele não vai ser o prefeito da Olimpíada 2016", declarou.

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012RioPaesPSDB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.