Gisele Pimenta/Estadão
Gisele Pimenta/Estadão

Procuradores da Lava Jato em Curitiba, Rio, SP e PGR discutem estratégias de atuação conjunta

À tarde, ao final do encontro no Rio, procuradores irão conceder uma entrevista coletiva à imprensa

Daniela Amorim, O Estado de S.Paulo

27 Novembro 2017 | 08h35

RIO – Integrantes da Operação Lava Jato de três estados se reúnem nesta segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro. O objetivo seria o compartilhamento de experiências de investigação e a definição de estratégias de atuação conjuntas, segundo nota oficial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, que sedia o encontro.

+++ Garotinho em Bangu cobra punição a Cabral por ‘regalias’ em Benfica

O encontro terá agentes do Ministério Público Federal (MPF) que integram as forças-tarefas da Lava Jato no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e da Procuradoria Geral da República. Às 15h30, os procuradores concederão entrevista coletiva à imprensa.

+++ Assessor de Picciani diz 'não lembrar' o que fez com R$ 100 mil que sacou da conta de Paulo Melo

A Operação Lava Jato, que mira o combate à corrupção e lavagem de dinheiro, teve início em março de 2014 em Curitiba, a partir da investigação de quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Atualmente, há forças-tarefas constituídas no Paraná, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, além do grupo de trabalho que assessora a procuradora-geral da República. 

+++ STF devolve sigilo que havia retirado de delação de marqueteiro do PMDB do Rio

No Paraná, a investigação já conta com 47 fases, enquanto no Rio já são 17. Em três anos e meio, cerca de 130 denúncias foram ajuizadas pelas quatro equipes contra mais de 500 acusados. Segundo a nota, 144 pessoas já foram condenadas a penas que somam 2.130 anos de prisão. A força-tarefa recuperou até o momento R$ 1,28 bilhões por meio de 293 acordos de colaboração firmados a partir das investigações nas cinco unidades do MPF. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.