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Presidente da CNA diz que confia no ministro Rossi

Por Venilson Ferreira
Atualização:

A presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM/TO), disse hoje, ao comentar as denúncias sobre irregularidades no Ministério da Agricultura, que confia no ministro Wagner Rossi, "até que se prove o contrário". Ela ressaltou que a presidente Dilma Rousseff também demonstrou confiança no ministro e disse esperar que ele possa mostrar que não está envolvido nos episódios.Na opinião da senadora, o importante em relação a qualquer ministério é que todas as dúvidas sejam sanadas e as investigações sejam feitas. Ele defende que todos culpados sejam punidos o mais rápido possível em qualquer ministério. No caso do Ministério da Agricultura, diz ela, "estes acontecimentos provocam atraso nos nossos projetos e no andamento das nossas políticas".Em relação ao nervosismo do mercado financeiro internacional, a senadora afirmou que é preciso "evitar o pânico, manter a tranquilidade e estar atento, porque o momento é de muita gravidade".Ela disse que teme três fatores que podem decorrer de uma possível crise financeira. Um deles seria a redução da disponibilidade de recursos por parte das tradings para financiar o plantio, a exemplo do que ocorreu em 2008. Outro fator seria a queda dos preços das commodities agrícolas, que afetaria a rentabilidade principalmente dos produtores da região Centro-Oeste, por causa do alto custo do frete. O terceiro seria a redução das exportações brasileiras, caso haja retração das economias dos países compradores.A senadora participou hoje na sede da CNA da cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar Mista da Fruticultura, que será presidida pelo deputado federal Antonio Balhmann (PSB-CE). A frente conta com a adesão de 311 deputados e 17 senadores. No evento foram apresentados os resultados de uma pesquisa que mostra que apenas 18,2% dos brasileiros consomem frutas na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma das iniciativas do setor será a realização de campanhas de marketing para aumentar o consumo interno e conquistar novos mercados no exterior.

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