Renato Lopes/FuturaPress
Renato Lopes/FuturaPress

Presidente da Câmara Municipal assume prefeitura de Ribeirão Preto

Gláucia Berenice (PSDB) ficará 18 dias no cargo, tempo que falta para o fim do mandato de Dárcy Vera (PSD)

Gustavo Porto, O Estado de S.Paulo

14 Dezembro 2016 | 09h04

RIBEIRÃO PRETO - A vereadora e então presidente interina da Câmara de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice (PSDB), anunciou que irá assumir nesta quarta-feira a prefeitura do município paulista para cumprir os 18 dias restantes do atual mandato. Ela será empossada no cargo vago desde o último dia 2, após a prisão e o afastamento da prefeita Dárcy Vera (PSD), suspeita participar de um esquema que pode ter desviado R$ 45 milhões dos cofres municipais e investigado na Operação Mamãe Noel, deflagrado pela Polícia Federal e o Ministério Público.

Até setembro, Gláucia era a primeira secretária da Câmara e assumiu o comando interino do Poder Legislativo de Ribeirão Preto após o afastamento do presidente Walter Gomes (PTB) durante a Operação Sevandija, que deu origem à operação do início deste mês. Após a prisão da prefeita, o vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) renunciou e Gláucia evitava assumir o cargo por temer possíveis processos futuros pelo fato de ter de assinar as contas do município de 2016.

Depois de o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) informar que não indicaria um juiz da cidade para assumir o cargo - uma das opções para substituir Dárcy - a vereadora decidiu assumir. Gláucia terá ainda como missão pagar o 13º salário dos servidores, que está atrasado, antes de entregar o cargo ao prefeito eleito Duarte Nogueira (PSDB). Ela retornará à Câmara, já que foi reeleita.

Ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus para a prefeita. Apesar da sua soltura, Dárcy seguirá afastada do cargo, com os bens bloqueados e proibida de entrar em qualquer imóvel público.

Mais conteúdo sobre:
Operação Mamãe Noel

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.