PUBLICIDADE

Presidenciáveis fazem campanha no Galo da Madrugada

No mesmo camarote de Dilma, em Recife, Ciro ataca e diz que Serra não tem identificação com Nordeste

Por Denise Madueño , Ângela Lacerda e de O Estado de S.Paulo
Atualização:

Os pré-candidatos à presidência da República José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Ciro Gomes (PSB) transferiram para Recife a disputa por espaço neste carnaval. Sem que nenhum admitisse o interesse pela busca de eventuais votos nas urnas em outubro, Dilma e Ciro assistiram ao desfile do Galo da Madrugada no camarote do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do prefeito, João da Costa (PT), enquanto Serra, no outro extremo da avenida Guararapes, fazia corpo-a-corpo com os foliões do bloco, considerado o maior do País, capaz de arrastar até dois milhões de pessoas.

Veja Também

 

PUBLICIDADE

A resposta a Ciro partiu do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA): "Ciro ama tanto o Nordeste que mudou o seu título de eleitor para São Paulo". Dilma fez papel mais polido do que Ciro. Disse não ter problemas com Serra e que não foi ao carnaval em São Paulo por questão de agenda e não por causa do governador. "Eu errei a data. Tinha de ter ido ao ensaio, mas não pude, porque estava com o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) na data. Somos todos civilizados e São Paulo tem hoje um carnaval respeitado", disse a ministra.

 

O mais 'doidão'

 

Dilma e Ciro aproveitaram a alta popularidade do governador Eduardo Campos. Assistiram ao desfile por cerca de duas horas, acenando do camarote. Dilma batia palmas, fazia movimentos acompanhando o ritmo dos trios elétricos e gestos demonstrando apreço à festa. Por várias vezes, ela bateu com a mão no peito, principalmente quando ouviu a música com o refrão: "Sou brasileiro/com muito orgulho/com muito amor".

 

O presidenciável do PSB, Ciro Gomes, também visitou o carnaval de Olinda, em Pernambuco

Publicidade

 

Trios elétricos faziam reverência ao governador. Ele chegou a ser chamado de "o governador mais doidão" por um dos puxadores de frevo. Fafá de Belém, de cima do trio elétrico com o cantor Gustavo Travassos e após cantar o Hino Nacional em ritmo peculiar para o momento, repetia "meu coração só tem Arraes", música tema de campanha de 1986 do ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos.Com calça comprida branca, Dilma chegou ao encontro do governador no Palácio das Princesas já com a camisa oficial do carnaval recifense. 

 

Amizade Ciro Gomes havia chegado minutos antes ao Palácio. "Em nenhuma circunstância sou adversário de Dilma. Adversário é quando há antagonismo conceitual. Nós dois não temos. Somos bons amigos, inclusive", disse. O deputado continua em campanha pela presidência, seguindo o roteiro acertado com o PSB, com o PT e com o presidente Lula, que resultará na definição sobre o seu futuro político em março.No próximo mês, os governistas esperam que o quadro na oposição esteja mais claro com o fim do prazo para que Serra deixe o governo paulista na busca pela eleição à presidência. O governador Eduardo Campos foi diplomático com a presença dos dois pré-candidatos governistas. "Isso mostra que o projeto iniciado pelo presidente Lula vai continuar", disse Campos.Longe de Recife, a senadora Marina Silva, candidata do PV na disputa presidencial, acabou presente na avenida Guararapes. Um grande boneco, desses que enfeitam o bloco Galo da Madrugada, com a imagem de Marina desfilou em ritmo de frevo na frente do camarote governista.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.