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Pousos de emergência não deixaram feridos, diz TAM

A TAM informou que não houve feridos graves nos dois pousos forçados das aeronaves Fokker-100 ocorridos hoje numa áreal rural em Birigui e no aerporto Viracopos (Campinas), no Estado de São Paulo. No pouso em Birigui, quatro passageiros apresentaram escoriações. A companhia aérea divulgou comunicado informando que seus engenheiros estão nos locais para verificar as causas dos acidentes. A TAM já providenciou também o transporte dos passageiros para São Paulo. Os passageiros do pouso de Birigui, seguiram para o aerporto de Araçatuba e serão conduzidos em um Airbus que deixará o Aeroporto de São José do Rio Preto ainda nesta tarde.O avião que pousou na área rural de Birigui, às 10h45, deixou o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 9h48, com 24 passageiros. O avião que desceu, em caráter de emergência, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, com trem de pouso recolhido transportou 42 passageiros e deixou Salvador (BA) às 8h46. Os passageiros deste último vôo também deixaram o avião sem qualquer ferimento. A TAM informou que nenhuma das duas aeronaves tinha apresentado problemas em vôos anteriores. O avião que desceu em Araçatuba foi fabricado em 1994 e a última revisão foi em 12 julho deste ano. O F-100 que chegou em Viracopos foi fabricado em 1993 e sua última revisão ocorreu em 26 julho de 2002. A TAM tem 50 Fokkers e está substituindo aos poucos essas aeronaves por Airbuses. A frota total da empresa é de 94 aeronaves e deve chegar a 100 até o final do ano. A TAM tem a segunda maior frota de Fokker do mundo, atrás apenas da American Airlines, que tem 74 modelos. A American também anunciou a aposentadoria dos Fokker e estuda até a compra de aviões da Embraer. Segundo consultores da aviação, a manutenção do Fokker se tornou problemática depois que a fabricante holandesa fechou as portas em 1996. Segundo eles, a aeronave está ficando ultrapassada tecnologicamente. Embora a TAM e a American façam as revisões que permitem a utlilização dos aviões, é certo que pretendem aposentar esta frota o quanto antes. Foi também um Fokker 100 da TAM que caiu em São Paulo em 1996, matando 99 pessoas.Veja a galeria com imagens dos aviões

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