Efe
Efe

Porta-voz da Casa Branca diz que Brasil enfrenta momento 'desafiador'

Josh Earnest afirmou em seu briefing diário à imprensa que o País estará sob os holofotes quando sediar os Jogos Olímpicos

Cláudia Trevisan, correspondente em Washington, O Estado de S.Paulo

11 de maio de 2016 | 15h08

WASHINGTON - O Brasil enfrenta um momento "desafiador" e estará sob os holofotes internacionais quando sediar os Jogos Olímpicos em agosto, disse na tarde desta quarta-feira o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, que evitou se posicionar sobre o provável impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, os EUA mantêm a confiança nas instituições democráticas do Brasil e em sua capacidade de superar a atual crise.

“O Brasil tem um sistema legal, uma democracia madura e regras estabelecidas para resolver os conflitos políticos dentro do país”, afirmou em seu briefing diário à imprensa. “Não há dúvida de que esse é um momento desafiador para a nação brasileira e as autoridades que estão tentando liderar o país.”

O governo Barack Obama tem sido cauteloso em suas manifestações sobre a instabilidade política brasileira. Em suas declarações públicas, as autoridades americanas evitam expressar qualquer preferência pelo desfecho da crise e repetem o discurso de que o Brasil tem instituições sólidas para enfrentá-la.

Mas Earnest observou que o país está “sob escrutínio” e ressaltou que os EUA pretendem apoiar o que ele classificou de nação “amiga e parceira”. Perguntado se o governo Obama tem dúvidas em relação à legitimidade do processo de impeachment, o porta-voz foi evasivo. “Acreditamos que as instituições democráticas foram estabelecidas por uma razão e as regras que guiam essa democracia devem ser seguidas. Não farei um julgamento sobre ações individuais adotas por líderes políticos no Brasil”, disse Earnest. “Nós continuamos a ter confiança de que as instituições democráticas no Brasil podem atravessar o momento de turbulência política que o país enfrenta.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.