Políticos e personalidades lamentam morte de José Alencar

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, ressaltou 'lição de empenho' do ex-vice pelo desenvolvimento do País

estadão.com.br,

29 de março de 2011 | 15h38

SÃO PAULO - O anúncio da morte do ex-vice-presidente José Alencar na tarde desta terça-feira, 29, causou comoção entre colegas e políticos brasileiros. Veja as principais declarações a seguir.

 

- Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência

"O Zé Alencar deu tanto baile em nós e nos médicos que a gente achava que ele poderia aguentar mais. Vocês não podem ter noção do que o Zé representou para o presidente Lula e para nós, nesses oito anos (de governo). A nossa gratidão é eterna"

 

"Foi o equilíbrio e a ternura dele que nos confortaram nas horas mais difíceis. Ele fica e está no meio de nós e no coração de todos os brasileiros"

 

- Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo

"Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do País"

 

- Cristovam Buarque, senador do PDT-DF

Buarque lembrou que o mercado via Lula com desconfiança na época da campanha. "Alencar foi decisivo para a eleição de Lula", disse. O senador do PDT do Distrito Federal manifestou os pêsames à família.

 

- José Agripino, presidente do Democratas

"Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer."

 

- Carlos Melo, cientista político

"Um vice tão popular, tão consagrado quanto o presidente, é um caso para ficar na história". "O Alencar talvez tenha sido mais importante na campanha do que no governo. Ele ajudou a quebrar o estigma sobre o Lula e tornou sua imagem mais palatável. Isso foi importantíssimo para ganhar a eleição".

 

- Liderança do PSDB na Câmara

 "Alencar foi um empresário com grande sensibilidade social", que "nunca escondeu suas convicções, mesmo aquelas contrárias às determinações do governo". A nota, assinada pelo líder Duarte Nogueira, destaca que Alencar cativou o povo brasileiro com sua disposição e amor à vida, "lutando bravamente e sempre com alegria e bom humor". "Certamente deixa um legado que fará parte de uma biografia digna dos grandes homens públicos"

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.