Políticos e personalidades lamentam morte de José Alencar

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, ressaltou 'lição de empenho' do ex-vice pelo desenvolvimento do País

estadão.com.br,

29 de março de 2011 | 15h38

SÃO PAULO - O anúncio da morte do ex-vice-presidente José Alencar na tarde desta terça-feira, 29, causou comoção entre colegas e políticos brasileiros. Veja as principais declarações a seguir.

 

- Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência

"O Zé Alencar deu tanto baile em nós e nos médicos que a gente achava que ele poderia aguentar mais. Vocês não podem ter noção do que o Zé representou para o presidente Lula e para nós, nesses oito anos (de governo). A nossa gratidão é eterna"

 

"Foi o equilíbrio e a ternura dele que nos confortaram nas horas mais difíceis. Ele fica e está no meio de nós e no coração de todos os brasileiros"

 

- Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo

"Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do País"

 

- Cristovam Buarque, senador do PDT-DF

Buarque lembrou que o mercado via Lula com desconfiança na época da campanha. "Alencar foi decisivo para a eleição de Lula", disse. O senador do PDT do Distrito Federal manifestou os pêsames à família.

 

- José Agripino, presidente do Democratas

"Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer."

 

- Carlos Melo, cientista político

"Um vice tão popular, tão consagrado quanto o presidente, é um caso para ficar na história". "O Alencar talvez tenha sido mais importante na campanha do que no governo. Ele ajudou a quebrar o estigma sobre o Lula e tornou sua imagem mais palatável. Isso foi importantíssimo para ganhar a eleição".

 

- Liderança do PSDB na Câmara

 "Alencar foi um empresário com grande sensibilidade social", que "nunca escondeu suas convicções, mesmo aquelas contrárias às determinações do governo". A nota, assinada pelo líder Duarte Nogueira, destaca que Alencar cativou o povo brasileiro com sua disposição e amor à vida, "lutando bravamente e sempre com alegria e bom humor". "Certamente deixa um legado que fará parte de uma biografia digna dos grandes homens públicos"

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.