Rafael Wallace/Ascom Alerj
Rafael Wallace/Ascom Alerj

'Política Sub30': Dani Monteiro, ex-assessora de Marielle na luta contra o racismo e o assédio

Feminista de 28 anos, a parlamentar é a mais nova da Assembleia Legislativa do Rio e quer mais jovens, mulheres e negros na política

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de dezembro de 2019 | 10h30

A mais jovem deputada estadual do Rio de Janeiro tem 28 anos, é negra, tem origem na favela e trabalhou com a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 com seu motorista, Anderson Gomes.

Dani Monteiro (PSOL-RJ) é a oitava participante da minissérie Política Sub30 e sabe o quanto a chance de estudar em uma universidade pública, a Uerj, lhe possibitou estar onde está: "Não teria chegado ao Parlamento se não fosse a ocupação de uma vaga numa universidade publica". Em 2015, ainda no movimento estudantil, filiou-se ao partido e foi eleita em 2018.

"A gente acreditava que era possível e necessário nós jovens ocuparmos o espaço da política". A deputada tem como eixos de seu mandato a juventude, o feminismo, a segurança pública e a defesa da população negra. 

Com apresentação dos repórteres de Política Adriana Ferraz e Paulo Beraldo, a série de podcasts começou na segunda com a entrevista de Kim Kataguiri (DEM-SP). Depois, ouviu o capixaba Felipe Rigoni (PSB-ES)Felipe Francischini (PSL-PR), líder da CCJ na Câmarae a deputada estadual Isa Penna, do PSOL-SP. Na segunda, foi a vez de João Campos (PSB-ES), seguido por Cibele Moura (PSDB-AL). 

O roteiro é de Clara Rellstab e a edição, de Clara e de Ana Paula Niederauer. A finalização é de Moacir Biazzy e o coordenador do núcleo de áudio é Emanuel Bonfim. 

Ouça os outros episódios: 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.