Leonardo Prado|Câmara dos Deputados
Leonardo Prado|Câmara dos Deputados

PMDB do Espírito Santo formaliza afastamento do governo Dilma

Diretório é o o segundo a formalizar o afastamento; no final deste mês, Executiva Nacional do partido deve tomar decisão oficial

Erich Decat, O Estado de S.Paulo

21 de março de 2016 | 16h57

BRASÍLIA - Em encontro realizado nesta segunda-feira, 21, integrantes do diretório do PMDB do Espírito Santo formalizaram o desembarque do governo da presidente Dilma Rousseff.

“Estamos criando as condições para que no dia 29 (de março) nós tenhamos uma boa reunião com legitimação para dar o passo seguinte, onde o partido todo possa assumir essa posição de desembarque. Essa decisão tem um papel de confirmar a saída”, afirmou ao Estado o deputado federal e presidente estadual do PMDB do ES, Lelo Coimbra.

No final deste mês, integrantes do Executiva Nacional do PMDB devem se reunir para tomar uma decisão oficial a respeito de um possível desembarque da legenda do governo Dilma. A data do encontro foi antecipada pelo vice-presidente e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, após a presidente Dilma Rousseff convidar o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) para assumir a Secretaria de Aviação Civil.

O convite foi considerado pela cúpula do PMDB como uma “afronta”, uma vez que ocorreu logo após a Executiva Nacional proibir, em convenção, o ingresso de qualquer correligionário em cargos do governo federal.

Com a decisão de hoje, o diretório do ES é o segundo a formalizar o afastamento do governo. O primeiro a tomar tal iniciativa foi o diretório de SC. No caso dos capixabas, a previsão é que a entrega dos cargos sob o comando de integrantes da legenda no Estado ocorra, contudo, somente a partir do próximo dia 29.

Além dos dois Estados, a expectativa é de que o diretório do Rio Grande do Sul também engrosse a lista e tome decisão similar no dia de hoje.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.