Plínio de Arruda será o 1º a falar em debate na TV

O candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, será o primeiro a falar no primeiro debate entre os presidenciáveis na televisão, que será realizado amanhã, pela TV Bandeirantes, a partir das 22 horas. A ordem de apresentação dos candidatos foi definida por sorteio realizado pela rede de televisão na tarde de hoje. Plínio terá dois minutos para responder à pergunta elaborada pela produção da Band com base no tema mais votado pelas pessoas que acessaram o site da rede (www.eband.com.br). Falarão em seguida, pela ordem, Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

ANNE WARTH, Agência Estado

04 de agosto de 2010 | 18h26

O debate terá duas horas de duração, dividido em cinco blocos e será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, dos quadros da emissora. Do ponto de vista do telespectador, da esquerda para a direita, estarão, de pé e atrás de um pequeno púlpito: Serra, Marina, Boechat ao centro, Dilma e Plínio.

Ainda no primeiro bloco, os candidatos poderão fazer perguntas uns aos outros. No sorteio desta tarde, ficou definido que Serra fará a primeira pergunta e terá direito a escolher quem vai respondê-la. A pergunta poderá ter até 30 segundos de duração. A resposta poderá ter até dois minutos, com direito a réplica e tréplica de um minuto cada. Ao longo do segundo e terceiro blocos, os candidatos continuarão a fazer perguntas uns aos outros.

No quarto bloco, os jornalistas da Bandeirantes José Paulo de Andrade e Joelmir Beting farão perguntas aos candidatos. Para cada uma delas, o jornalista poderá escolher quem responde e quem comenta a resposta. Todos os candidatos terão oportunidade de responder, por dois minutos, e comentar, por um minuto. Também haverá direito a réplica, de um minuto.

No quinto e último bloco, os candidatos farão as considerações finais, por dois minutos e meio. O primeiro a falar no primeiro bloco será o último a falar nesta etapa do debate, na seguinte ordem: Serra, Dilma, Marina e Plínio. A qualquer momento do debate, se houver ofensas pessoais, os candidatos poderão ter direito de resposta.

Cada candidato poderá convidar 25 pessoas para assistir ao debate dentro do estúdio. Também haverá 40 convidados da rede de TV e 40 jornalistas credenciados para a cobertura no estúdio. Até as 14 horas de amanhã, os internautas poderão escolher o tema da primeira pergunta do debate. No site, é possível escolher entre os seguintes temas: educação e saúde, cultura e esportes, economia e emprego, segurança pública, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, infraestrutura e transportes, tecnologia e inovação, política interna e externa, ou ainda sugerir outro assunto. O debate será transmitido ao vivo pela Band e o canal fechado Bandnews, além das rádios Bandeirantes, Bandnews FM e pelo portal eBand na internet.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçãodebateBandordem

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.