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Planos de saúde continuam campeões de reclamações

Mesmo com uma queda de 31,3% no número de reclamações, os planos de saúde continuam os campeões no ranking anual elaborado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Eles foram responsáveis por 28% do total de queixas do setor de serviços, que, por sua vez, respondeu por 76% dos 60.732 consumidores que procuraram a entidade em 2002.Em segundo lugar, na área de serviços, ficou a telefonia, com 22% das reclamações - o que representa um aumento de 19% em relação a 2001. O terceiro posto é dos bancos, responsáveis por 21% do total de consultas, um crescimento de 57,33% em relação ao ano anterior.O setor cujo número de reclamações mais cresceu, no entanto, foi o de provedores de internet, com um aumento de 160%, atingindo, em 2002, 6% das queixas de consumidores dirigidas ao Idec.Segundo o advogado do órgão, Marcos Diegues, a liderança dos planos de saúde vem se repetindo há mais de dez anos. "A saúde é um gênero de primeira necessidade, por isso tem um universo de consumidores muito grande", diz.

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