Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Planalto libera cargos para aliados visando votação da PEC do Teto

Entre os contemplados estão o PSDB, o PSD e o PR; ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assegurou indicação para Conselho de Administração da EBC

Erich Decat, O Estado de S.Paulo

21 de outubro de 2016 | 06h00

BRASÍLIA - Em meio às negociações para conseguir manter coesa a base na segunda votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece limites dos gastos públicos no Congresso, o Palácio do Planalto liberou cargos para partidos aliados. Entre os contemplados estão o PSDB, o PSD e o PR.

No Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20, o nome do pesquisador Mario Neto Borges foi confirmado para assumir o comando do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Borges, que será o novo presidente do órgão, no lugar de Hernan Chaimovich Guralnik, é ligado ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Na época em que o tucano foi governador de Minas, indicou Borges para a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O presidente licenciado do PSD e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também assegurou a indicação de Marcus Vinicius Sinval para o Conselho de Administração da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele foi secretário de ​C​omunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão do ministro, e também integrou o governo Dilma, quando Kassab ocupou o Ministério das Cidades.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, representante do PR no governo Temer emplacou Eumar Roberto Novacki no conselho da Embrapa. Novacki está ao lado de Maggi desde à época que o ministro governou o Estado de Mato Grosso. Na ocasião, chegou a acumular duas secretarias: Comunicação e Casa Civil. Atualmente, ele é secretário-executivo do Ministério da Agricultura.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.