Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Petrobrás vai apurar edição de perfil de ex-diretor

Estatal admite uso de computador de sua rede por internauta que chamou Costa de 'cria do governo tucano' de FHC e tenta identificar autor do texto

CLARISSA THOMÉ / RIO , O Estado de S.Paulo

15 de setembro de 2014 | 02h01

A Petrobrás confirmou, na tarde de ontem, que o perfil na Wikipédia do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa foi alterado de um dos computadores da sede da empresa. Na modificação, Costa, preso durante as investigações da Operação Lava Jato, era apresentado como "cria do governo tucano" de Fernando Henrique Cardoso. Em nota, a assessoria de imprensa da Petrobrás informou que a área de Tecnologia da Informação está rastreando os acessos à internet para identificar o computador em que o artigo foi reescrito.

A mudança foi feita às 16h16 de sábado pelo endereço de IP 164.85.6.3. O texto sobre Costa passou a informar que o ex-diretor foi demitido "com aprovação da presidente Dilma Rousseff" por estar "muito soltinho". O artigo dizia que a imprensa omite que ele começou a carreira na Petrobrás em 1979 e detalhava os cargos ocupados por Costa durante o governo tucano, a partir de 1995, quando assumiu o posto de "gerente geral do poderoso Departamento de Exploração e Produção do Sul", até 2003, início do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto ficou no ar por seis minutos, até o perfil original ser restaurado pelo usuário Guilhermebr1. Na justificativa, o internauta escreveu que houve "edição tendenciosa a partir da rede da Petrobrás".

O IP é uma espécie de identidade virtual que permite identificar o computador usado para acessar a internet. Recentemente, equipamento do Palácio do Planalto foi utilizado para modificar o perfil dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Foi aberta sindicância e o servidor de carreira Luiz Alberto Marques Vieira Filho assumiu ter escrito os textos. Ele foi exonerado do cargo de confiança que ocupava na Secretaria de Relações Institucionais e vai responder a processo administrativo disciplinar.

Edições. Qualquer um que abrir uma conta na Wikipédia, que funciona como uma enciclopédia colaborativa, pode criar ou modificar um tópico. Por isso, para ser corrigido, é preciso que outro usuário perceba alterações comprometedoras no artigo em questão.

Por causa da modificação recente, o perfil de Paulo Roberto Costa agora só pode ser alterado por usuários frequentes - ou seja, que já estejam registrados há algum tempo e sejam considerados "confiáveis".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.