JF Diorio/AE
JF Diorio/AE

Pesquisas de intenção de voto estão com 'baixa credibilidade', diz Serra

Candidato acredita que eleitor paulistano vai definir em quem votar somente perto do dia da eleição

Ricardo Chapola, de O Estado de S. Paulo

19 de outubro de 2012 | 17h05

SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou nesta sexta-feira, 19, que as pesquisas de intenção de voto estão com a credibilidade baixa. Nas últimas duas enquetes divulgadas na semana, o candidato do PSDB aparece atrás do adversário Fernando Haddad (PT) - no Ibope, o petista figura com 49% das intenções de voto contra 33% de Serra; na Datafolha, os índices são de 49% a 32%.

 

"Se dependesse das pesquisas eu teria ficado em terceiro lugar, não teria vindo para o segundo turno. As pesquisas estão hoje em dia, não com má intenção, mas com a credibilidade baixa", disse Serra após visitar um conjunto habitacional em São Miguel Paulista, na zona leste da capital.

 

Segundo Serra, as pesquisas internas mostram outros cenários. Ele disse ainda que os resultados das pesquisas divulgas na última semana não abatem a campanha, apenas estimulam. "Funciona como balde de água quente, para estimular", afirmou.

 

O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que acompanhou Serra na visita, disse que a definição dos votos acontece na reta final da campanha. "As grandes ondas de mudança e de definição de voto ocorrem nos últimos dias. O primeiro turno mostrou isso. Acho que no segundo turno vai se repetir", opinou o governador.

 

Questionado sobre a alta rejeição do candidato, cujo índice chegou a 52%, segundo a última pesquisa Datafolha, Alckmin relativizou e indicou que "isso é fotografia de um momento." "A definição do voto vai ocorrendo gradualmente", completou o governador. 

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012José SerraPSDB-SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.