Pesquisa avaliará impacto Maluf-Erundina na campanha

O Datafolha registrou nesta sexta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de São Paulo, menos de uma semana após a divulgação do último levantamento. Pelo teor das perguntas no questionário, o principal motivo é avaliar o impacto do apoio que o prefeito Paulo Maluf (PPB) deu ao pré-candidato petista Fernando Haddad e que motivou a desistência da deputada federal Luíza Erundina (PSB) de concorrer como vice-prefeita ao seu lado. Nada menos que 11 questões que os pesquisadores levarão às ruas estão ligadas ao fato.

EQUIPE AE, Agência Estado

23 Junho 2012 | 13h52

A pesquisa vai medir a influência no voto que os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Erundina e Maluf podem exercer. A pergunta 5 é explícita nesse sentido: "o apoio de (um dos três citados) a um candidato a prefeito nas eleições deste ano poderia levar você a escolher esse candidato ou seria indiferente para você?", diz o questionário. Na sequência, os pesquisadores vão procurar saber o grau de conhecimento sobre qual candidato Lula, Erundina e Maluf (nessa ordem) estão apoiando.

O caso e a repercussão do apoio malufista à candidatura de Haddad estão na pergunta de nº 9, que cita a notícia da semana passada e questiona se isso traz mais benefícios que prejuízos, se ocorre o contrário ou se tem impacto nulo. Na sequência, as perguntas são se o PT agiu bem ou mal em buscar o apoio de Maluf, se o deputado agiu bem ou al em apoiar Haddad e se Erundina agiu bem ou mal ao desistir de ser vice na chapa encabeçada pelo petista. Por fim, os pesquisadores vão perguntar se o eleitor já votou alguma vez em Maluf ou Erundina.

O Datafolha pretende ouvir 1.000 pessoas entre os dias 25 e 26 e prevê uma margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A última pesquisa Datafolha apontou que o pré-candidato do PSDB, José Serra, lidera as intenções de voto, com 30% das preferências, seguido por Celso Russomano (PRB), com 21%. Com 8% das intenções de voto estão Soninha Francine (PSB) e Fernando Haddad (PT), seguidos por Netinho de Paula (PCdoB), com 7%, e Gabriel Chalita (PMDB), com 6%.

Mais conteúdo sobre:
eleições São Paulo Erundina Maluf

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.