PUBLICIDADE

Pernambucanobusca apoio de ex-presidente

Ministro do Desenvolvimento no governo Dilma Rousseff, Monteiro tenta construir uma aliança unindo PT, PSDB e DEM

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O presidente Michel Temer nomeou cinco ministros de Pernambuco, terra natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde a morte do ex-governador Eduardo Campos, em 2014, no entanto, nenhuma força política conseguiu rivalizar com o petista no Estado.

PUBLICIDADE

Os ministros Bruno Araújo (Cidades), Fernando Filho (Minas e Energia), Roberto Freire (Cultura), Raul Jungmann (Defesa) e Mendonça Filho (Educação) até agora não deram as cartas para a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). Freire, por sinal, é deputado federal eleito por São Paulo, apesar de pernambucano.

Integrante da base de Temer, o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) busca o apoio de Lula para sua provável candidatura ao governo estadual. Ministro do Desenvolvimento no governo Dilma Rousseff, Monteiro tenta construir uma aliança unindo PT, PSDB e DEM. “Lula é um cabo eleitoral muito importante”, disse o senador. Em 2014, ele disputou o governo com apoio do PT, mas perdeu para Câmara, hoje candidato à reeleição. “No Nordeste, já tivemos a força avassaladora do Collor e Fernando Henrique reinou absoluto no tempo do Real. Hoje, o personagem é Lula, mas a coisa pode mudar”, afirmou Mendonça Filho. / V.R. e L.N.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.