PUBLICIDADE

PDT diz que não apoiará Protógenes em candidatura ao Senado

Paulinho da Força, presidente estadual do partido, afirma que delegado afastado do PF terá apoio

Por Gustavo Uribe
Atualização:

O presidente estadual do PDT, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, enfatizou no final da tarde desta quarta-feira,2, que o PDT não apoiará Protógenes Queiroz em uma eventual candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2010. O delegado afastado da Polícia Federal, mentor da Operação Satiagraha que culminou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, anunciou na tarde desta quarta, a sua filiação ao PCdoB. Protógenes deve ser lançado a um cargo eletivo por São Paulo nas eleições do ano que vem, mas ainda não decidiu se sairá como candidato para deputado federal ou senador.

 

PUBLICIDADE

Paulinho assegurou que Protógenes contará com o apoio do PDT em sua entrada na vida pública. Entretanto, o pedetista fez uma ressalva. "Protógenes não terá o nosso apoio caso se candidate a senador". Nas eleições do ano que vem, estarão em jogo no Estado de São Paulo duas vagas ao Senado Federal. De acordo com Paulinho, o PDT tem direito a lançar candidato a uma delas entre as legendas do bloco de apoio de esquerda, formado por PT, PCdoB, PDT, PTN, PRB e PSB. "Uma delas é do (Aloizio) Mercadante. A outra é do PDT por direito", ressaltou o pedetista. Questionado sobre quem são os eventuais candidatos pedetistas ao Senado, Paulinho foi direto: "Eu já propus o meu nome", respondeu.

 

Desde que anunciou, no final do ano passado, o desejo de disputar as eleições 2010, Protógenes foi cortejado por cinco legendas, entre elas o PDT. Paulinho confessa surpresa com a decisão do delegado em optar por uma candidatura pelo PCdoB. "Esperávamos que ele escolhesse o PDT." Mas o pedetista afirma que vê com bons olhos a escolha de Protógenes. "A opção por um partido de esquerda nos deixa feliz", afirmou o pedetista. Paulinho ressalta que, assim como o PDT, o PCdoB faz parte da base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "No PCdoB, Protógenes será nosso aliado", completou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.