Agência Câmara
Agência Câmara

Paulo Pimenta é eleito líder da bancada do PT na Câmara para 2018

De perfil mais 'combativo', deputado substituiu Carlos Zarattini no ano em que o partido pretende lançar Lula como candidato

Isadora Perón, O Estado de S.Paulo

13 de dezembro de 2017 | 23h42

BRASÍLIA - O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi eleito nesta quarta-feira, 13, o novo líder da bancada do PT na Câmara. Ele vai ocupar o cargo em 2018, quando o partido pretende lançar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência.

+++ Deputado Paulo Pimenta aciona polícia legislativa ao ser acusado de ladrão por ativista

 

Pimenta substitui o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). De perfil mais moderado, Zarattini comandou o partido neste ano, quando a bancada foi bastante criticada pela militância por não fazer uma oposição mais ferrenha ao presidente Michel Temer, especialmente durante as votações das duas denúncias apresentadas contra o peemedebista.

+++ ELIANE CANTANHÊDE: PT dá banho nas redes

Após anunciar a decisão e fazer um discurso de despedida, Zarattini foi cumprimentado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O democrata destacou que, apesar das divergências políticas, os dois sempre conseguiram manter uma relação cordial durante as reuniões de líderes para discutir as pautas que seriam levadas ao plenário.

+++ Deputado petista Paulo Pimenta diz que Lula é 'perseguido político' de Moro

"O senhor vai deixar saudade, ainda mais sendo substituído pelo deputado Paulo Pimenta", brincou Maia.

Pimenta é considerado pelos seus pares um deputado mais "combativo" e costuma manter uma atuação ativa nas redes sociais. Natural de Santa Maria, ele chegou à Câmara em 2003. 

PDT

O PDT também anunciou o seu novo líder nesta quarta-feira. A bancada do partido vai ser comandada pelo ex-ministro André Figueiredo (CE).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.