Patriota discute visita de Dilma aos EUA com John Kerry

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota, se encontra nesta segunda-feira (20) em Washington com o secretário de Estado americano, John Kerry. O comunicado oficial da reunião diz que serão discutidos os principais temas da agenda bilateral entre os EUA e Brasil, mas a expectativa é de que também seja discutida a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff ao país.

ALTAMIRO SILVA JÚNIOR, CORRESPONDENTE, Agência Estado

20 de maio de 2013 | 12h13

A viagem de Dilma pode ocorrer no segundo semestre e seria a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro aos EUA desde 1995, ou seja, desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou os EUA diversas vezes, mas não em visitas formais de Estado.

Esse tipo de visita é normalmente reservado aos parceiros mais estratégicos dos EUA e há algumas formalidades, como um jantar de gala na Casa Branca e visitas às instituições norte-americanas, como o Judiciário. O convite a Dilma para a visita já teria sido feito pelo presidente Barack Obama em abril e agora estariam sendo acertados os detalhes da agenda. Não há confirmação oficial da visita. Fala-se apenas que Dilma virá a Nova York em setembro para participar da assembleia geral da ONU.

Na agenda de hoje de Patriota, o ministro ainda terá reuniões fechadas com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, e o vice-assessor de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais, Michael Froman, de acordo com nota do Ministério das Relações Exteriores.

Tudo o que sabemos sobre:
PatriotaKerryagenda bilateral

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.